Em uma tradução livre, network é a junção das palavras “net”, rede, e “work”, trabalho. Rede de contatos, portanto. Na extensão da palavra, networking é, além da rede de compartilhamento de informações entre grupos, empresas e pessoas, cultivar e manter tudo isso. E como o networking é importante na hora de ficar em evidência ou buscar uma nova oportunidade? Venha conosco e saiba como usar o networking para sair na frente e ampliar sua rede de contatos.
Sucesso futuro
Na descrição mais minuciosa, networking pode ser considerado também a ação de trabalhar essa rede de contatos, trocando informações mútuas e pertinentes.
Essas ações podem construir e estreitar relacionamentos, auxiliando e dando suporte para quem quer ser visto (e lembrado) na web.
De acordo com uma pesquisa da consultoria The Adler Group, 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações via networking. Ou seja, quem está mais presente e ativo na rede, tem mais chances de sucessos futuros.
Projetos
Divulgue seus projetos e trabalhos nas redes sociais. Pessoas inseridas em seu contexto poderão, e certamente irão, ler e lembrar das suas atividades quando uma oportunidade surgir no campo de trabalho.
Perfil atualizado
Mantenha seu perfil, principalmente no LinkedIn, atualizado. Não deixe de inserir no seu currículo online todos os novos conhecimentos e aprendizados obtidos, como cursos e participações em palestras ou voluntariados. Na web, seu currículo pode chegar mais longe do que você imagina.
Respeite para ser respeitado
Nunca fale mal de ex-colegas de trabalho, ex-chefes ou empresas nas redes sociais (ou em qualquer outro lugar). Lembre-se que o mundo dá voltas e é pequeno. Quando menos você esperar, pode dar de cara com aquelas pessoas que você julgou persona non grata.
Seja ativo
Um velho ditado já dizia que “quem não é visto, não é lembrado”. Nada faz tanto sentido em dias de internet globalizada. Ter seu nome sempre em destaque, participando ativamente das redes, faz com que a sua rede de contatos sempre esteja ativa.
Esteja presente
Fuja daquele jargão “ele só aparece quando precisa”. Aceite (e busque) convites, como uma palestra, uma dissertação, reunião ou mesmo um bate papo fora de hora. Lembrando do item anterior, seja ativo e vá além, seja participativo, a qual as pessoas irão lembrar de convidar.
Pensando naquela pessoa que você conheceu no evento, no dia seguinte, envie um feedback, comente algo que ela tenha postado ou mesmo envie um e-mail. Quando você nem percebeu, o seu networking já está ativo.
Reflexão
Em suma, quem tem um bom networking deve fazê-lo esperando oferecer mais do que receber, ou apenas querer algo em troca. Na prática, tudo deve ser feito com boa vontade, de forma generosa e descomprometida.
Exemplos como agradecimentos, cumprimentos, feedbacks e convites devem ser feitos e compartilhados de forma verdadeira.
As pessoas notam quando temos interesse genuíno, e, portanto, crie esse bom hábito e saiba como usar o networking para ampliar sua rede de contatos.
Leia mais: