Falar sobre a primeira impressão em uma entrevista de emprego ainda é necessário?
Para mim sim e talvez mais do que nunca!
Exatamente pela informalidade que muitas empresas, processos e pessoas adotaram (não que seja algo ruim, ok?), é que é preciso falar sobre isso. Eu acredito que existe um lugar saudável entre os extremos da formalidade e informalidade na hora de, por exemplo, uma entrevista de emprego.
Pensa comigo, quando vamos a algum lugar que acreditamos que seja importante, seja ele qual for, casamentos, festas, etc, sempre tomamos o cuidado de cuidar da nossa aparência. Portanto, se você se preocupa com a sua aparência (roupa limpa, penteado, coisas básicas, ok?) em uma entrevista de emprego, você demostra ao entrevistador que essa oportunidade é importante e que você se preparou para esse momento. Ou seja, você aumenta suas chances de se destacar no processo seletivo.
Será que a primeira impressão é a que fica mesmo?
Pesquisas feitas por diversas fontes revelam que a primeira impressão sobre as pessoas é gerada em menos de 30 segundos. Ou seja, o tempo que temos para passar uma boa impressão é extremamente rápido.
Pensando no cenário entrevista de emprego, claro que as pessoas devem ser contratadas pelo seu nível de competência para a vaga, no entanto, ainda são pessoas que conduzem os processos seletivos e elas terão uma percepção automática a como você se apresenta na entrevista.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela psicóloga Amy Cuddy, da Harvard Business School, quando conhecemos alguém nós fazemos inconscientemente duas perguntas:
Posso confiar nessa pessoa?
Ela é competente?
Em suma, é importante se preocupar com a primeira impressão, pois inconscientemente você responde perguntas importantes sobre confiança e competência ao entrevistador.
A pesquisa realizada pelo Management Institute of Tecnology – EUA, indica que existem quatro principais fatores que influenciam na formação da primeira impressão com determinada porcentagem:
· Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%;
· Tom da Voz com 18%;
· Adequação das palavras utilizadas com 14%;
· Linguagem Corporal com 10%.
Se você está prestes a participar de algum processo seletivo, fique atento a esses fatores que podem influenciar na sua imagem como profissional:
A visão – Conjunto de imagem- 25%
Quando falamos da imagem, incluímos desde roupa até a higiene pessoal.
Isso não quer dizer que você deve ir de terno e gravata ou assumir uma vestimenta “cara” para ir à entrevista de emprego, mas quer dizer que esse é um fator importante para uma boa impressão na entrevista.
Perguntas como: A empresa é formal? Criativa? Tradicional? Podem te ajudar no direcionamento de como se vestir.
Na dúvida, lembre-se que, menos pode ser mais!
Invista em uma apresentação neutra com cores fáceis de combinar e evite estampas, elas são mais difíceis de combinar com todas as roupas e também podem passar alguma informação adicional nessa primeira impressão.
Sorria! Sim somos impactados pelo sorriso ou não de alguém. Pelo sorriso e expressão facial é possível identificar a sinceridade de uma pessoa!
A higiene pessoal reflete uma imagem de autocuidado que é satisfatória na entrevista. Fique atento a coisas simples como odores fortes (perfumes, mau hálito e suor) isso também pode te ajudar ou não nesse primeiro momento.
O tom da voz com 18% e a adequação das palavras utilizadas com 14%;
Esse quesito define o quão perto ou longe estamos de sintonia do interlocutor (nesse caso o entrevistador).
Quanto mais parecida a altura de voz e velocidade da fala entre as pessoas, maior é a percepção de sintonia e fluidez da conversa.
Gírias, piadas e enxurrada de informações aceleradas, enfim, aquelas primeiras frases nesses 30 segundos já complementam na construção da primeira impressão.
A dica é, deixe o entrevistador conduzir a conversa e você pode ir seguindo o fluxo respeitando o seu jeito.
A Linguagem Corporal com 10%.
Como usamos o espaço a nossa volta, é muito importante, essa é a nossa linguaguem corporal.
Gesticulamos muito? Estamos com os braços cruzados? Estendemos a mão para cumprimentar alguém? Ou será um beijo na bochecha?
Esse quesito é muito extenso, no entanto, novamente a ideia em uma entrevista de emprego é você tentar ficar o mais natural e a vontade possível e passar confiança como profissional. Lembre-se você ainda vai estar respondendo à pergunta do entrevistador: “Eu posso confiar nele?”
O básico é: olhar nos olhos ao falar, apertar as mãos ao cumprimentar e se sentar de forma “espelhada” em relação ao entrevistador, são dicas valiosas e que funcionam muito bem.
Seguindo essas dicas você mantém a sintonia na conversa e tem mais chances de um resultado de sucesso!
Reflexão da quinzena: Você tem que se importar primeiro para que se importem com você!
Não deixe de ver nosssos pacotes de serviços e ler nossas matérias no blog que vão te ajudar nos processos seletivos:
As cinco habilidades que o recrutador espera de você
Como se destacar em processos seletivos
10 dicas para ter um currículo de sucesso
Até breve,
Regina Reis