Quem não sonha com emprego dos sonhos e em trabalhar com algo que, além de retorno financeiro, também proporciona realização profissional? Mas apesar deste desejo ser unânime entre a grande maioria de nós, descobrir o que realmente faz sentido para cada um não é uma tarefa simples. Encontrar o emprego dos sonhos também envolve nossas competências, nosso grau de afinidade com a área, se existem oportunidades disponíveis no mercado, remuneração adequada e muitos outros fatores.
E não pense que você está só nessa jornada de encontro, a procura por um propósito que esteja de acordo com nossos valores e que equilibre a vida pessoal e profissional, é mais comum do que se imagina.
Por isso, hoje discutiremos 5 dicas que te ajudarão a encontrar o emprego que tanto sonha, ou pelo menos, que te faça mais feliz. Vamos lá?
- Do que você gosta?
Listar tudo o que você gosta, e o que não gosta de fazer, é um bom começo. A partir das atividades identificadas, você conseguirá ligá-las às profissões das quais são necessárias. Nesta etapa, é importante utilizarmos o bom senso, considerando funções ligadas ao mercado de trabalho e que seja possível monetizá-la. Depois, seguiremos por eliminação, descartando as ocupações ligadas ao que não gosta.
- O que você sabe fazer?
Gostar é uma coisa, saber fazer é outra. Claro que habilidades podem ser aprendidas e tudo dependerá da sua disposição. Aqui, você pode tanto aproveitar o que já sabe, quanto desenvolver novas skills. Novamente, anote o que sabe fazer e o que gostaria de aprender. Aproveite a lista da primeira dica e associe cada área de conhecimento às profissões mencionadas.
- Onde gostaria de trabalhar?
Visualizar o lugar que deseja trabalhar, por mais banal que pareça, pode dizer muito sobre você. O que você procura: Uma empresa tradicional, com valores e tradição, ou um ambiente mais inovador e flexível?
- Se for preciso, mude o foco!
Não perca seu foco, mas também esteja aberto a mudanças. Se permita mudar no meio do caminho!
Ninguém sabe de tudo o tempo todo. Nossas prioridades mudam, logo, nossos objetivos também. O importante é não desistir!
- Se prepare para o mercado.
Por último, mas não menos importante, esteja preparado para o mercado de trabalho e seus processos seletivos. Deixe seu currículo e linkedin atualizados, enfatize suas competências e experiências profissionais e faça networking.
Para finalizar, depois de seguir estas 5 dicas, você pode cadastrar seu currículo aqui, no site da Educa Laboral, para uma avaliação gratuita! Basta clicar no botão “Avaliação gratuita do CV” no canto superior direito e deixar seus contatos conosco. Nossa equipe retornará com os pontos de atenção e melhoria.
A Educa Laboral
Em 15 anos de expertise na área de Recursos Humanos, a Educa Laboral já ajudou na recolocação de mais de 430 profissionais, aplicando as melhores práticas e estratégias para a conquista do emprego dos sonhos.