Educa Laboral

Como fica o mercado de trabalho com novo governo?

mercado de trabalho com novo governo?

Como fica o mercado de trabalho com novo governo?

Segundo uma pesquisa realizada pela Austin Rating, a pedido do CNN Brasil Business, em Agosto deste ano, o Brasil liderava o ranking de países do G20 com a maior taxa de recuo de desemprego. Porém, após um período de tantas dificuldades e incertezas, o que podemos esperar do próximo governo?

Sabemos que o mercado de trabalho funciona como uma troca entre pessoas que oferecem sua mão de obra e empresas que pagam por essas habilidades. Contudo, nem sempre o jogo entre oferta e demanda é proporcional. Se existem mais profissionais do que vagas disponíveis, os critérios de qualificação ficam ainda maiores.

Um dos fatores que também influencia é o cenário econômico, já que quando está estável, gera confiança fazendo o dinheiro girar, criando oportunidades. Vamos explicar!

Se as pessoas se sentem seguras em gastar, mais elas compram, e quanto mais compram, mais insumos precisam ser disponibilizados para repor, e se mais insumos precisam ser disponibilizados, mais precisam ser produzidos, logo, mais mão de obra será necessária para suprir a produção, como em um ciclo. Por outro lado, se a economia não vai bem, a inflação sobe, a população deixa de consumir e a cadeia se inverte.

O Brasil, assim como todo o mundo, está se recuperando de uma pandemia que impactou diretamente todos os setores, muitos perderam empregos, outros encerraram suas atividades, muitos profissionais autônomos surgiram… e então, como é que fica?

Em seu plano de governo, Lula propôs uma nova legislação trabalhista mais inclusiva para os trabalhadores informais, evidenciando a precarização que muitas das vezes são expostos, como no caso de aplicativos. Outras pautas que também constaram em seu plano, foram as voltadas para o empreendedorismo e grupos de minoria, como pessoas com deficiências.

Aqui, você acessa a proposta do futuro presidente na íntegra.

Agora, queremos saber:
Você está preparado para o mercado de trabalho em 2023?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu

Seu currículo foi enviado com sucesso.
Em breve enviaremos a nossa avaliação.