Com mais de 775 milhões de usuários cadastrados em mais de 200 países e cerca de 20 milhões de empresas, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Em meio a tanta gente, como fazer para que você tenha mais visibilidade? Ajudando você nessa meta, separamos 8 dicas para se destacar no LinkedIn.
Escolha uma boa foto
Em apenas 10 segundos os recrutadores analisam sua foto. Por ela, eles notam sua marca pessoal e quais problemas você resolve. Por isso, uma foto com boa resolução, que mostre seu rosto com clareza em um fundo, de preferência claro, já passam uma imagem distinta e profissional.
Capa para o perfil
Assim como a foto, uma boa imagem de capa pode causar uma boa impressão nas empresas e suas conexões. O ideal é que essa imagem esteja relacionada com sua área de trabalho.
Informações de contato
Embora seja essencial, muitas pessoas não atualizam esses dados. Inclua seu número de whatsapp, e-mails pessoal e corporativo, e data de aniversário. Importante: deixe essas informações públicas.
Experiência profissional
Essa área é bem parecida com seu currículo tradicional, mas não deve ser a cópia. Portanto, use esse espaço para suas em experiências, competências e habilidades mais relevantes. Não esqueça de outras atividades que sejam relevantes realizadas por você nessas experiências.
Criar URL personalizada
Para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, criar uma URL própria e personalizada é uma ótima maneira de aprimorar seu perfil profissional. Como por exemplo, /in/mariagomes é bem melhor do que /in/maria_6456dyd6_gomes611, não é mesmo?
Em destaque
Em abril de 2020 o LinkedIn incluiu a “Seção em Destaque”. Essa funcionalidade é excelente, já que você pode incluir documentos em PDF, vídeos do YouTube, links para sites e imagens. Pense nisso como uma forma a mais de gerar mais valor agregado ao seu perfil.
Atividades
Se você esquecer de postar conteúdo ou interagir com outras pessoas, dificilmente você será visto na rede. E esse é um dos campos mais vistos, exatamente para mostrar se você é ativo no LinkedIn. Portanto, para ser visto, publique e compartilhe mais!
Evite erros de português
Como já dissemos aqui antes, errar concordâncias, escritas e verbos é inaceitável. Não cometa essa falha nem aqui, nem no seu CV! Se você tiver dificuldade, peça a alguém mais experiente para te ajudar. Não custa nada e só vai trazer benefícios a você.
Reflexão
Seja para conseguir uma nova oportunidade ou para aumentar seu networking, você não pode deixar de ter um perfil ativo no LinkedIn. Seus usuários trocam informações, deixam depoimentos, geram visibilidade e constroem relacionamentos.
Dessa maneira, usando o LinkedIn a seu favor, você aparecerá em mais resultados e, assim, as chances de alcançar seus objetivos serão maiores, com certeza.
Leia mais: