Se você é um amante da leitura como eu, sabe o quanto é prazeroso iniciar um novo livro ou passear por uma livraria, e se tiver uma cafeteria na livraria então, aí virou o paraíso! Quero compartilhar com vocês os os 4 livros que mudaram a minha carreira e vida.
Para quem for tirar férias ou se você gosta de ler no dia a dia assim como eu, talvez algum desses livros seja uma excelente companhia para você relaxar e refletir.
Esses livros me trouxeram reflexão e ao mesmo tempo, me divertiram, me acalmaram, me deram chacoalhões, me trouxeram conhecimento… eles me ajudaram a me tornar uma pessoa melhor e me deram coragem, até para fazer o que estou fazendo agora: escrever, minha mais nova paixão.
Separei uma lista de livros e espero que vocês também gostem!
1- “A Coragem de Ser Imperfeito”
A Brené Brown é uma pesquisadora e escritora. Eu a vi a primeira vez assistindo a um TED em que ela participava e me interessei “de cara” pelos temas que ela falava. No caso desse livro que foi lançado em 2012, ela fala sobre o tema vulnerabilidade.
Quando comprei esse livro, ele ainda não tinha a versão em português, mas já faz algum tempo em que a Brené Brown se popularizou por aqui no Brasil, principalmente depois do documentário que ela gravou para a Netflix, então você achará facilmente a versão desse livro em português.
Não deixe de assistir a palestra dela que está disponível no Netflix, vale super a pena assistir! E claro de ler o livro “A coragem de ser imperfeito”.
Sinopse
Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.
Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.
Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.
2- “Por que Fazemos o Que Fazemos?”
Como sempre, Mario Sérgio Cortella traz reflexões importantes nesse livro. Ele fala sobre o nosso dia a dia, quando estamos no nosso automático. É um livro rico de informações para nosso autoconhecimento. É incrível como a forma que ele foi escrito o torna leve e fácil de ler.
Sinopse:
Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida?
Essas são as questões desvendas em “Por que Fazemos o Que Fazemos”?
Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.
3- “O Fator Sorte”
Esse é um livro que me chamou muito a atenção. Ele é um estudo que foi feito sobre a sorte na vida das pessoas. O que é mais interessante nesse livro é que ele te envolve com a histórias das pessoas que foram entrevistadas para o estudo, considerando pontos de vista de sorte ou azar de cada caso.
Lendo todo o conteúdo, você verá como a palavra “sorte” pode ser desmembrada em atitudes e comportamentos. O livro faz com o que leitor saia do “subjetivo da sorte” e traz informação o suficiente para que possamos avaliar a nossa própria atitude perante as circunstâncias da vida.
Sinopse
Depois de anos de pesquisa, onde estudou mil pessoas muito sortudas e muito azaradas, Wiseman revela, em “O Fator Sorte”, os princípios científicos da sorte. Explica como qualquer um pode desenvolvê-los e, assim, alcançar mudanças positivas e significativas em sua vida pessoal e profissional.
4- “Ostra Feliz Não Faz Pérola”
Sabe quando um livro te dá “alguns tapas na cara”? É esse o livro!
Esse livro foi um divisor sobre vários conceitos ou pontos de vista que eu tinha sobre a vida. O livro é dividido em 11 capítulos, em formatos de prosa, pequenas histórias, enfim, cada capítulo é escrito de forma única.
O trecho sobre a Inveja particularmente que ele descreve uma cena muito comum das nossas vidas, mudou o meu conceito sobre o que geralmente pensamos sobre alegria compartilhada. Apenas leiam ” Ostra feliz não faz perólas“! Vale a pena cada linha.
Sinopse
A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: “Preciso envolver esta areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas…”. Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar.
O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes, a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade.
Este livro é repleto de areias pontudas que machucam, mas que fazem da dor uma razão para sempre continuar. Qualquer página deste livro é um começo e um fim
Essas foram algumas das minhas recomendações, em breve trarei novas indicações.
Espero que tenha gostado dos 4 livros que mudaram a minha vida e carreira!
Fico aguardando seu feedback e a indicação de mais livros (rs). Eu amo indicações de livros!!!
Até,
Regina Reis
Leia mais: