Educa Laboral

10 dicas para ter um currículo de sucesso 

10 dicas para ter um currículo de sucesso 

Todos nós, em algum momento, já ouvimos “currículo”, “currículo vitae”, ou simplesmente “CV”. O termo currículo é uma adaptação do termo em latim curriculum vitae, que pode ser entendido como “carreira da vida”.

Ele nada mais é do que uma apresentação da trajetória profissional, das experiências, habilidades e da vida acadêmica. Seja em papel ou digital, é ele que mostra sua imagem aos recrutadores. Quer saber como se faz um CV ótimo? Separamos 10 dicas para ter um currículo de sucesso!

1.Seja prático

Como já vimos em outro artigo, aqui mesmo no Blog, é importante que o currículo não seja uma “bíblia”. O mais importante é ser objetivo em uma ou, no máximo, duas páginas.

2.Dados pessoais

Em ordem, coloque seu nome completo, números de celular e/ou telefone fixo, cidade e bairro onde mora e o link do e-mail. Não é necessário nome da rua, nem o número da residência.

Tampouco não coloque números de CPF, RG ou carteira profissional. Nessa etapa do processo, números de documentos são irrelevantes.

Detalhe importante: a não ser que a vaga seja para modelo, só insira foto no currículo se a empresa pedir. Nesse caso, escolha uma imagem com boa definição, mostrando seu rosto em um fundo, de preferência, claro e bem iluminado.

3. Objetivo e resumo profissional

A informação mais valorizada e que não deve faltar no currículo, sem dúvida, é o resumo profissional. Além disso, será o primeiríssimo dado que o recrutador verá! Ele deve ser bem elaborado e, claro, objetivo. É uma descrição sucinta e impactante da sua carreira.

Já para o objetivo pretendido, seja simples. Por exemplo, se a vaga for para assessoria de imprensa, a frase deve ser “ assessor de imprensa”. Aqui, não coloque metas nem sonhos pessoais.

4.Formação acadêmica

Não é necessário descrever todo seu histórico escolar desde a infância. Informe a graduação mais recente, como “segundo grau completo” ou “superior completo em…”, bem como pós-graduação e MBA. Não esqueça de informar o nome da instituição que você estudou e o ano de formação.

Especializações, extensões e intercâmbios também são bem-vindos. E, é claro, outros idiomas. Exemplos: “alemão básico”, “inglês fluente”, “espanhol nativo”. Atenção aqui! Coloque os níveis de fluência verdadeiros. Não troque “básico” por “fluente” em hipótese alguma.

5.Experiência profissional

Descreva as passagens por outras empresas, das mais recentes para as mais antigas, colocando cargo e atividades exercidas, anos de entrada e saída. As ultimas 3 são as mais importantes.

6.Habilidades                           

As habilidades, também conhecidas como soft skills, são as aptidões pessoais desenvolvidas para a interação com a equipe de trabalho. Hoje, as habilidades são até mais importantes do que, às vezes, experiências profissionais.

Afinal, todos têm experiência. O que nem todos têm é a capacidade de se comportar diante de um grupo. Por isso, comunicação interpessoal, capacidade de persuasão, resolução de conflitos, senso de liderança e proatividade são vistos como diferenciais na hora da escolha do currículo. Coloque isso através de exemplos práticos e resultados obtidos dentro do seu currículo.

7.Pretensão salarial

Deixe essa informação para a entrevista! Muitos recrutadores cortam o candidato que exagera na pretensão, ou pede um salário fora da realidade da empresa. Na descrição da vaga, às vezes, o valor do salário já está ali. Então, só informe a pretensão caso seja pedida.

8.Redes sociais                     

No seu currículo, endereços de redes sociais não são obrigatórios. Mas é de bom tom ter ao menos um perfil no LinkedIn, plataforma dedicada ao mundo profissional, e inserir seu link no CV.

No LinkedIn, seu mini currículo está permanentemente online, onde é visto e analisado o tempo todo. Portanto, fique atento ao que você posta ou compartilha. Conteúdos de mau ou de gosto duvidoso não são bem vistos em lugar nenhum.

9.Erros de ortografia

Erros na escrita do currículo são inadmissíveis! Palavras incorretas, frases sem concordância e sem pontuação são falhas graves.

Evite isso! Se você tem dúvidas ou não tem certeza da grafia correta de alguma palavra ou termo, peça ajuda a uma pessoa com mais experiência. Ela vai ajudar não só na gramática, mas a organizar melhor os itens e pontos principais do currículo.

10. Revisão

Está pronto? Leia e releia seu currículo várias vezes, com calma, para verificar tudo o que você escreveu. Se possível, mostre-o a algum amigo ou pessoa de confiança, para revisar ou alertar possíveis deslizes.

Reflexão

Às vezes, o candidato é ótimo. Mas transmite uma péssima imagem ao apresentar seu currículo. Por isso, antes de mais nada, é preciso mostrar que seu “cartão de visitas” é tão bom quanto você.

Se você não mentiu, foi prático e objetivo, não exagerou e não copiou exemplos óbvios da internet, seu currículo possivelmente está na direção certa.

Lembre-se que o CV é parte importante do processo seletivo e, com um bom currículo em mãos, suas chances para a tão sonhada entrevista – e vaga – aumentam!

Leia mais

·         Será crise profissional ou existencial?

·         Desânimo profissional: Será que você está cometendo esse erro?

·         Os 4 segredos da entrevista de emprego

·         As 5 razões para investir em serviços de outplacement

·     Você sabia que a sua autoestima pode interferir na sua carreira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu

Seu currículo foi enviado com sucesso.
Em breve enviaremos a nossa avaliação.